top of page
  • Foto do escritorLorrayne Chaves

Cataratas do Niágara, NY

Atualizado: 18 de jan. de 2023



Entre as belezas naturais norte-americanas, as Cataratas do Niágara (Niagara Falls) estavam na minha lista e, por isso, fiquei muito feliz em poder realizar esse passeio!


Localizada na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, essa atração fez parte de um roteiro bem interessante que fizemos pelo estado de Nova Iorque, onde também visitamos Buffalo, Ellicottville e a famosa New York City.


Neste conteúdo, vim compartilhar um pouco da experiência que tive por lá e dar algumas dicas. E para mais imagens dessa paisagem incrível, assista o vídeo abaixo:





Minha experiência em Niagara Falls


Visitei as Cataratas do Niágara no fim de dezembro de 2022, durante o inverno. Partindo de Buffalo (a "cidade grande" mais próxima de Niagara), levamos cerca de 40 minutos de carro para chegar até a atração, localizada a 33 km de distância. Assim como a maior parte das estradas nos EUA, o caminho foi muito tranquilo e com paisagens bem bonitas.


Chegando lá, me deparei com a organizada, limpa e bonita cidade de Niagara Falls (sim, a cidade tem o mesmo nome da atração). Mas para mim, a maior surpresa foi descobrir que as Cataratas do Niágara fazem parte de um parque estadual com entrada gratuita, aberto para visitação em todos os dias do ano, em qualquer horário!


Até mesmo o estacionamento tem opções gratuitas. Essas vagas ficam um pouco mais distantes, mas a caminhada vale a pena (clique para ver o local próximo onde estacionamos). Os estacionamento pagos custam em média $10 por dia.


A temperatura no dia estava -1 grau, mas a sensação térmica era de muito menos devido ao vento e a umidade no ar. E como comentei neste conteúdo sobre mala para inverno rigoroso, foi a única ocasião em toda a viagem que senti muito frio nas pernas, perdendo até um pouco da sensibilidade nas coxas. Uma calça mais apropriada e resistente à água fez falta.


O caminho em direção às magníficas quedas d'água já era muito bonito. Pude contemplar a natureza com as cores do inverno, ouvir o som forte das águas e observar vários bichinhos, como pássaros e esquilos. À medida que o som da correnteza aumentava, o frio e a umidade incomodavam mais.




Contemplando Niagara Falls


As cataratas contam com três grandes quedas: as cataratas canadenses, as cataratas americanas e a véu de noiva (Bridal Veil).


Quando finalmente chegamos ao ponto de observação Prospect Point, bem ao lado da queda, pude admirar a vista extraordinária das cataratas americanas (que mostro na primeira foto deste conteúdo)! O volume de água que desce por lá é surreal!


Para ver aquela beleza natural de um ângulo ainda melhor, caminhamos até a torre de observação. A entrada custa $1.25, mas durante os meses de inverno o local fica aberto ao público de forma gratuita. Dos locais gratuitos que visitei, este ofereceu a melhor vista de Niagara e suas três quedas.



Vista para o Canadá, do outro lado do rio


Depois de algum tempo por lá, atravessamos a ponte que nos levou a Goat Island, pequena ilha que oferece outros pontos de observação das Cataratas e, também, o acesso à Cave of the Winds, uma atração famosa que coloquei no próximo tópico.


Caminhamos até o Terrapin Point, localizado acima das cataratas canadenses. Mas devido ao solo escorregadio e coberto de gelo, o local estava fechado para visitação. Mesmo sem conseguir chegar na ponta, desfrutamos dessa linda vista ao lado do portão de acesso ao Terrapin, como você pode ver na foto abaixo:




Na Goat Island também é possível caminhar até a Three Sisters Islands e a Luna Island, que oferecem novos pontos de vista para o parque estadual das Cataratas.


Apesar do frio, a paisagem congelada nos presenteou com belezas únicas, tudo novidade para os meus olhos que nunca tinham visto nada parecido até então.






O que fazer nas Cataratas do Niágara:


Além de contemplar gratuitamente as três quedas a partir dos locais citados no tópico acima, há outras opções de passeios gratuitos e pagos no local:


Do lado estadunidense:

  • Maid of the Mist Boat Ride: passeio de barco com duração de 20 minutos. Acontece todos os dias da semana entre os meses de maio e outubro. O valor é de $25.25 por adulto / $14.75 para crianças de 6 a 12 anos. Menores de 5 anos não pagam.

  • Cave of the Winds: um dos passeios mais populares do local consiste na caminhada por uma passarela bem próxima às águas. Essa atração está localizada na Goat Island e não funciona durante os meses de inverno. O valor é de $19 por adulto / $16 para crianças de 6 a 12 anos. Menores de 5 anos não pagam.

  • Power Plants Ruins Site: a atração consiste em um passeio de elevador gratuito até o Niagara Gorge, um local onde você poderá caminhar ou pedalar por uma área verde enquanto avista o desfiladeiro de mais de 11 km esculpido pelo rio Niágara. Você poderá percorrer essa trilha até o Whirlpool State Park. De lá você também poderá observar a Rainbow Bridge (ponte que liga os EUA ao Canadá) e os restos do que já foi uma usina hidrelétrica que desabou em 1956.


Apesar de não ter visitado o lado canadense, seguem algumas opções de passeios que você pode encontrar por lá:

  • Queen Victoria Park: parque com vista panorâmica da maravilhosa catarata canadense (a maior de todas as cataratas).

  • Journey Behind the Falls: nesse passeio você descerá cerca de 40 metros em direção às águas, possibilitando que você chegue bem perto do final das quedas. Além disso, você poderá caminhar por túneis que passam por trás da queda d'água e visitar o mirante que fica bem aos pés das Cataratas. A entrada para essa atração está localizada no Table Rock Visitor Center, com ingressos a partir de $15.50 por adulto / $10.50 para crianças de 6 a 12 anos. Menores de 5 anos não pagam.

  • Hornblower Niagara: passeio de barco do lado canadense, com duração de 20 minutos. Acontece todos os dias da semana entre os meses de maio e outubro. O valor é de $35.84 por adulto / $24.64 para crianças de 6 a 12 anos. Menores de 5 anos não pagam.

  • Tirolesa e arvorismo: para quem gosta de aventura, é possível fazer tirolesa e arvorismo em Niagara Falls. Clique aqui para mais informações.

  • Niagara Parks Power Station: a “Canadian Niagara Power Company Generating Station” é uma antiga estação geradora hidrelétrica que operou por mais de 100 anos. O passeio pela Central Elétrica oferece aos visitantes um vislumbre de como acontecia o processo de geração de energia nas Cataratas. O passeio autoguiado custa $20 por adulto e $13 para crianças de 6 a 12 anos. O valor do passeio com guia sobe para $37.00 por adulto e $24.00 para crianças de 6 a 12 anos. Menores de 5 anos não pagam.


Importante saber: a maior parte desses passeios é pra quem não tem medo de se molhar




Dicas extras


Quando ir em Niagara Falls

Se você puder escolher quando visitar as Cataratas, minha sugestão é: apesar de ser muito bonito, evite o inverno, pois muitos passeios não funcionam durante esse período. Eu mesma não pude desfrutar de várias atrações que citei neste post devido a época que fui. As outras estações oferecem temperaturas mais agradáveis e possibilitam que você aproveite mais.


Mas caso você vá visitar essa atração entre novembro e fevereiro, siga as recomendações que deixei nesse conteúdo sobre mala de viagem para inverno rigoroso. Não se esqueça de usar uma calça reforçada e resistente à água.


Melhor horário para visitar as Cataratas

O parque onde estão localizadas as Cataratas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Minha sugestão é que você visite o local tanto de dia quanto de noite. Quando a luz do sol se vai, as cataratas recebem um belíssimo show de luzes!


Aproveite para visitar o Canadá

Se possível, atravesse a fronteira para o Canadá. Pelas fotos que já vi, a vista das Cataratas a partir do lado canadense é ainda mais bonita! Além disso, há restaurantes, parques, cassinos e outros atrativos para os viajantes.

Caso você tenha tempo, aproveite também para conhecer Toronto, que fica a menos de 2h de carro de Niagara Falls.

Como atravessar dos Estados Unidos para o Canadá?

Para quem está visitando Niagara Falls e tem interesse em conhecer o lado canadense, é possível fazer a travessia pela Rainbow Bridge. Para isso, é necessário passaporte válido, visto canadense e pagamento de uma taxa: a travessia custa 4 dólares americanos por carro/bicicleta ou 5,50 dólares canadenses. Pedestres também podem atravessar pagando apenas 1 dólar. O local aceita dinheiro e cartão de crédito.



 

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você!


Acompanhe o Partrilhar no Instagram e no Youtube.


Um abraço!

コメント


bottom of page