top of page
  • Foto do escritorLorrayne Chaves

Dicas sobre Cusco

Atualizado: 21 de dez. de 2020

Estive em Cusco em outubro de 2017 e resolvi compartilhar algumas dicas de viagem para esse destino incrível! Então, se você sonha em conhecer a capital do Império Inca, este post é para você!⠀





Sobre Cusco

Para quem quer conhecer Machu Picchu, a cidade de Cusco é o ponto de partida para esse destino e vale ser visitada com calma. Cusco guarda história e heranças culturais em cada uma de suas ruas e, por isso, uma das dicas que sempre dou para os amigos que vão para essa cidade mística e inspiradora é: tire um dia para não seguir roteiro algum. Caminhe pelas ruas e becos, suba e desça ladeiras, se perca para encontrar surpresas escondidas naquela cidade.⠀

Foi em um passeio assim que pude ver pessoas de origem quéchua, que prezam por manter a cultura dos povos andinos viva. Poder prestar atenção no detalhe das roupas, nos penteados, escutar músicas tocadas em instrumentos diferentes e cantadas em dialetos típicos não tem preço!⠀



Na foto há três mulheres com roupas típicas dos povos quéchua (vestidos muito coloridos e chapéus volumosos com franjas) e dois filhotes de lhama no colo dessas mulheres.


Qual a melhor época para conhecer Cusco?


O clima em Cusco é dividido entre a estação chuvosa e a seca. A estação chuvosa acontece de dezembro a março e não é recomendada para quem quer visitar o Machu Picchu (devido ao volume de chuva o parque pode ser fechado por questões de segurança). Também é importante saber que em fevereiro, o mês mais chuvoso em Machu Picchu, a trilha Inca é fechada para manutenção.


Já a estação seca, que acontece de abril a novembro, é a mais indicada para turismo. Durante a maior parte dos meses a temperatura durante o dia fica em torno dos 19°C, e a noite pode chegar a 0°C. Durante minha estadia por lá, as manhãs e noites eram bem frias, mas durante o dia era possível andar nas ruas de camiseta ou com apenas um casaquinho leve (necessários principalmente na sombra).

Mas é importante lembrar que o Peru é um país com costa, serra e selva. Em cada um desses lugares o clima é diferente. Por isso, ao planejar sua viagem, leve em consideração as cidades que você irá visitar e as peculiaridades de cada passeio.


Um exemplo é que durante a Inka Jungle Trek (passeio que fiz de Cusco ao Machu Picchu pela selva peruana) a temperatura chegava aos 30°C durante dia e havia muita humidade. Já no passeio para a laguna Humantay, senti muuuuuito frio e o clima estava muito seco. Portanto, é necessário preparar as malas para cada aventura.




O que levar em conta ao escolher uma hospedagem


Algo muito importante no momento de escolher uma hospedagem em Cusco é considerar que a cidade está localizada em meio a montanhas e há ladeiras muito íngremes por toda parte! Para quem conhece Ouro Preto, saiba que há semelhanças, mas a altitude faz com que cada passo pese muito mais. Afinal, Cusco está a 3.399 metros acima do nível do mar e a grande diferença de altitude (dependendo do seu destino de origem) pode causar o soroche, o mal de altura.

Pensando nisso, sugiro que você procure hospedagens próximas à Plaza de Armas, principal praça localizada na parte baixa da cidade. Ao redor da Plaza é possível ter acesso a diversos pontos turísticos, lojinhas, restaurantes, comércio, agências de câmbio e de turismo. Os dois bairros que se encaixam nesse perfil são o San Blas e o Centro Histórico.

Mesmo com a possibilidade de encontrar hospedagens mais caras devido a melhor localização, acredite: vale a pena o investimento! Você vai economizar fôlego e dinheiro com táxi nos momentos em que o primeiro faltar.





Quer saber quanto custou minha aventura de 8 dias em Cusco?




留言


bottom of page