top of page
  • Foto do escritorLorrayne Chaves

Pousada Literária - Hospedagem sofisticada em Paraty

Saiba como foi nossa experiência na Pousada Literária, excelente opção de hospedagem em Paraty.




Sobre


Localizada no coração do Centro Histórico de Paraty, a Pousada Literária chama atenção por sua hotelaria de qualidade, cultura, sofisticação e por seu amplo acervo de livros e filmes.


Por tudo isso, desde 2012 a Pousada Literária é a hospedagem oficial de um dos principais eventos da cidade, a Festa Literária Internacional de Paraty, também conhecida como FLIP.


Desde a chegada no estacionamento privativo me senti muito bem recepcionada e mimada pelos colaboradores, que fazem de tudo para oferecer uma experiência personalizada.




Acomodação


A acomodação que escolhemos era maravilhosa! O quarto tinha ar condicionado, amenities com produtos Loccitane e itens como máscaras e álcool em gel, essenciais em tempos de pandemia.


Para fazer jus ao seu nome, havia um cantinho ideal para leitura com espaço para livros e filmes que ficam à disposição dos hóspedes, mas foram retirados temporariamente devido à pandemia.


Mas os pontos que mais chamaram minha atenção foi a iluminação, que proporcionava muito aconchego no ambiente e também a cama, que era muuuuuito confortável.






Lazer


Sem dúvidas, meu lugar preferido da Pousada Literária foi a área da piscina. Além de belíssima, a água climatizada fez com que a gente não tivesse vontade de sair de dentro dela!




Próximo à piscina da pousada tem um espaço onde estão localizados banheiros, duchas, uma sauna seca, uma academia e, também, o Spa Poesia, que oferece vários tratamentos terapêuticos.


Por ser a pousada oficial da FLIP, o maior evento literário da América do Sul, a hospedagem não poderia deixar de ter um espaço amplo e confortável destinado a expor seu acervo com mais de 500 títulos, selecionados pelo jornalista Miguel Conde, que é o curador do evento.




Normalmente as prateleiras desse espaço ficam cheias de livros à disposição dos hóspedes, mas, assim como nos quartos, os títulos foram retirados temporariamente até o fim da pandemia.



Gastronomia


A deliciosa gastronomia da pousada Literária, me marcou bastante!


O café da manhã é à la carte e pode ser servido nos quartos ou no bar ao lado da piscina. Uma das coisas chamou minha atenção foi o fato de que o hóspede pode tomar o café da manhã na hora que preferir, pois não há limite de horário. Isso é perfeito para os viajantes que gostam de dormir até mais tarde.





As delícias servidas no café são fresquinhas, com ingredientes orgânicos colhidos na Fazenda Bananal, que vou apresentar para você ainda neste conteúdo. O waffle de pão de queijo, o doce de banana e o creme de Juçaí ganharam o meu coração!


Todos os dias, às 17h, o bar da pousada também mima seus hóspedes com um suco de frutas colhidas na Fazenda Bananal. O sabor é escolhido a cada dia, de acordo com as frutas da estação.





Para complementar a experiência gastronômica, o bar da pousada conta com algumas opções de drinks, vinhos e petiscos. Você também pode experimentar diferentes opções de pratos no Quintal das Letras, restaurante anexo à Pousada. Por lá, eu pude matar a saudade que estava de comer crème brûlée.







Conheça a Fazenda Bananal


Além de todos os atrativos, do conforto e atendimento personalizado, aos finais de semana a Pousada Literária oferece aos hóspedes a opção de tomar o café da manhã na Fazenda Bananal.


A pousada e a Fazenda Bananal fazem parte de uma iniciativa voltada ao meio ambiente e à sustentabilidade. É nessa Fazenda que são produzidos os alimentos servidos na Pousada Literária e no restaurante Quintal das Letras. O ambiente é muito agradável, cheio de pássaros e natureza típica da Mata Atlântica.





A experiência de tomar o café da manhã por lá foi deliciosa. Novamente fomos muito bem recepcionados e pudemos desfrutar, pela última vez, das delícias fresquinhas servidas no café da manhã.


Todas as vezes que olho essas imagens me dá água na boca e muita vontade de vivenciar essa experiência mais uma vez.





OBS: apesar de o café ser restrito aos hóspedes da pousada, o local é aberto ao público e oferece vários tours e atividades interessantes. Clique aqui para saber mais.


Depois que terminamos o café, fomos visitar o casarão histórico da Fazenda, que foi construído em 1846. No local, que funciona como um pequeno museu, você pode aprender sobre a história da fazenda e, consequentemente, saber mais sobre a história de Paraty.





E assim chegou ao fim nossa experiência de hospedagem na Pousada Literária, onde, no momento do check out, fomos mimados mais uma vez com uma cesta de frutas e verduras fresquinhas, colhidas na Fazenda Bananal.




 


Espero que este conteúdo tenha sido útil para você!



 


Leia também:






Komentarze


bottom of page